Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14642
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior |
Autor(es)/Inventor(es): | Moreira, Rachel Gercina de Sousa |
Orientador: | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
Resumo: | Este projeto de pesquisa busca compreender a trajetória escolar de alguns alunos surdos e a sua relação com a inserção no Ensino Superior, especificamente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tendo como método de investigação a abordagem qualitativa procuro aqui averiguar por meio de questionários os fatores que ao longo de sua trajetória escolar contribuíram para o seu aprendizado e desenvolvimento na escola básica e quais os desafios e possibilidades por eles encontrados no Ensino Superior. Analisando a história dos alunos surdos ao redor do mundo e também no Brasil observa-se o quanto o contexto da normatividade é imposto a estes alunos, excluindo toda sua língua, identidade e cultura. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Educação do surdo Ensino superior |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 31-Ago-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | MOREIRA, Rachel Gercina de Sousa. A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RMoreira.pdf | 398.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.