Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14643
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Projeto pequenas vitórias: uma alternativa criativa para o ensino do gênero crônica no ensino fundamental
Author(s)/Inventor(s): Berriel, Ana Clara Borges de Lima
Advisor: Oliveira, Maria Fernanda Pereira Alvito de Souza
Abstract: O Projeto Pequenas Vitórias é um projeto criado pelo professor regente de português do Colégio Aplicação da UFRJ e aplicado em duas turmas de oitavo ano. Esse projeto surgiu como uma oportunidade de unir o ensino de português e educação física, porém foi muito mais que um projeto interdisciplinar. Era um projeto que envolvia aprendizados extras curriculares em relação a vida cotidiana dos seres humanos – como a derrota e o fracasso. Além disso o projeto também pretendia ampliar os conhecimentos a cerca de um gênero discursivo: a crônica. O projeto foi modificando suas etapas de acordo com a necessidade que era percebida pelos estagiários e professores. Todas as etapas estavam intimamente ligadas com o tema futebolístico e nem todas tiveram o êxito esperado. O presente trabalho é um relato reflexivo do conhecimento adquirido pela autora no ano em que foi estagiária na turma de oitavo ano cujo projeto foi desenvolvido. Ele tem como objetivo construir considerações sobre o planejamento e suas etapas ao longo do processo e sobre as contribuições dessa experiência para a formação profissional docente da mesma.
Keywords: Crônica
Língua portuguesa
Ensino fundamental
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Latim

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACBLBerriel.pdf480.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.