Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14643
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Projeto pequenas vitórias: uma alternativa criativa para o ensino do gênero crônica no ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Berriel, Ana Clara Borges de Lima
Orientador: Oliveira, Maria Fernanda Pereira Alvito de Souza
Resumo: O Projeto Pequenas Vitórias é um projeto criado pelo professor regente de português do Colégio Aplicação da UFRJ e aplicado em duas turmas de oitavo ano. Esse projeto surgiu como uma oportunidade de unir o ensino de português e educação física, porém foi muito mais que um projeto interdisciplinar. Era um projeto que envolvia aprendizados extras curriculares em relação a vida cotidiana dos seres humanos – como a derrota e o fracasso. Além disso o projeto também pretendia ampliar os conhecimentos a cerca de um gênero discursivo: a crônica. O projeto foi modificando suas etapas de acordo com a necessidade que era percebida pelos estagiários e professores. Todas as etapas estavam intimamente ligadas com o tema futebolístico e nem todas tiveram o êxito esperado. O presente trabalho é um relato reflexivo do conhecimento adquirido pela autora no ano em que foi estagiária na turma de oitavo ano cujo projeto foi desenvolvido. Ele tem como objetivo construir considerações sobre o planejamento e suas etapas ao longo do processo e sobre as contribuições dessa experiência para a formação profissional docente da mesma.
Palavras-chave: Crônica
Língua portuguesa
Ensino fundamental
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jun-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Latim

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