Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14643
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Projeto pequenas vitórias: uma alternativa criativa para o ensino do gênero crônica no ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Berriel, Ana Clara Borges de Lima
Tutor: Oliveira, Maria Fernanda Pereira Alvito de Souza
Resumen: O Projeto Pequenas Vitórias é um projeto criado pelo professor regente de português do Colégio Aplicação da UFRJ e aplicado em duas turmas de oitavo ano. Esse projeto surgiu como uma oportunidade de unir o ensino de português e educação física, porém foi muito mais que um projeto interdisciplinar. Era um projeto que envolvia aprendizados extras curriculares em relação a vida cotidiana dos seres humanos – como a derrota e o fracasso. Além disso o projeto também pretendia ampliar os conhecimentos a cerca de um gênero discursivo: a crônica. O projeto foi modificando suas etapas de acordo com a necessidade que era percebida pelos estagiários e professores. Todas as etapas estavam intimamente ligadas com o tema futebolístico e nem todas tiveram o êxito esperado. O presente trabalho é um relato reflexivo do conhecimento adquirido pela autora no ano em que foi estagiária na turma de oitavo ano cujo projeto foi desenvolvido. Ele tem como objetivo construir considerações sobre o planejamento e suas etapas ao longo do processo e sobre as contribuições dessa experiência para a formação profissional docente da mesma.
Materia: Crônica
Língua portuguesa
Ensino fundamental
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-jun-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Latim

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACBLBerriel.pdf480.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.