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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A pedagogia além da escola: uma análise sobre a atuação do pedagogo na escola de contas e gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Juliana de Almeida
Orientador: Moehlecke, Sabrina
Resumo: Entender as demandas da sociedade contemporânea esclarece a natureza dinâmica da educação como processo sócio-histórico e, por conseguinte, o surgimento de distintas formas de educação, não mais restritas exclusivamente a uma educação escolar. Essas transformações implicam em um necessário alargamento do campo de atuação do pedagogo. Nesse sentido, o texto traz um debate teórico acerca da educação não escolar e as discussões sobre as práticas pedagógicas suscitadas fora da escola, incorporado a um breve recorte histórico a respeito da sua origem e da finalidade formativa dos cursos de Pedagogia no Brasil – análogo às diretrizes orgânicas. Adjunto a esses conceitos, apresenta-se uma descrição da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ), local onde foi realizada a prática de estágio não obrigatório em pedagogia, observando-se a atuação do pedagogo nesse espaço de educação não escolar. Diante dessas práticas educativas, pertinentes aos fazeres educacionais da instituição, surgiu a questão da monografia: qual a atuação, efetiva do pedagogo na Escola de Constas e Gestão? Decorrente dessa experiência e orientada pela compreensão da Pedagogia como ciência da educação, a pesquisa elegeu como objetivo identificar as principais características da atuação do pedagogo na Escola de Contas Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Como resultado, observou-se que a atuação do pedagogo, seja na educação escolar ou não escolar, se realiza a partir dos saberes inerentes ao curso de Pedagogia, possibilitando- o a organizar métodos e didáticas adequadas ao campo de atuação que se apresenta. Para tanto, a investigação consolidou-se a partir de critérios metodológicos que reuniram estudo de caso, entrevista estruturada, análise documental e pesquisa bibliográfica, baseada nos conceitos argumentados por Severo (2015), Libâneo (2001), Marques e Freitas (2017), Fávero (2007), Gadotti (2005) e Paula e Machado (2009).
Palavras-chave: Rio de Janeiro (RJ). Tribunal de Contas
Tribunais de contas
Pedagogia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Abr-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Juliana de Almeida. A pedagogia além da escola: uma análise sobre a atuação do pedagogo na escola de contas e gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
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