Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14657
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A pedagogia além da escola: uma análise sobre a atuação do pedagogo na escola de contas e gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Gomes, Juliana de Almeida |
Orientador: | Moehlecke, Sabrina |
Resumo: | Entender as demandas da sociedade contemporânea esclarece a natureza dinâmica da educação como processo sócio-histórico e, por conseguinte, o surgimento de distintas formas de educação, não mais restritas exclusivamente a uma educação escolar. Essas transformações implicam em um necessário alargamento do campo de atuação do pedagogo. Nesse sentido, o texto traz um debate teórico acerca da educação não escolar e as discussões sobre as práticas pedagógicas suscitadas fora da escola, incorporado a um breve recorte histórico a respeito da sua origem e da finalidade formativa dos cursos de Pedagogia no Brasil – análogo às diretrizes orgânicas. Adjunto a esses conceitos, apresenta-se uma descrição da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ), local onde foi realizada a prática de estágio não obrigatório em pedagogia, observando-se a atuação do pedagogo nesse espaço de educação não escolar. Diante dessas práticas educativas, pertinentes aos fazeres educacionais da instituição, surgiu a questão da monografia: qual a atuação, efetiva do pedagogo na Escola de Constas e Gestão? Decorrente dessa experiência e orientada pela compreensão da Pedagogia como ciência da educação, a pesquisa elegeu como objetivo identificar as principais características da atuação do pedagogo na Escola de Contas Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Como resultado, observou-se que a atuação do pedagogo, seja na educação escolar ou não escolar, se realiza a partir dos saberes inerentes ao curso de Pedagogia, possibilitando- o a organizar métodos e didáticas adequadas ao campo de atuação que se apresenta. Para tanto, a investigação consolidou-se a partir de critérios metodológicos que reuniram estudo de caso, entrevista estruturada, análise documental e pesquisa bibliográfica, baseada nos conceitos argumentados por Severo (2015), Libâneo (2001), Marques e Freitas (2017), Fávero (2007), Gadotti (2005) e Paula e Machado (2009). |
Palavras-chave: | Rio de Janeiro (RJ). Tribunal de Contas Tribunais de contas Pedagogia |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 27-Abr-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | GOMES, Juliana de Almeida. A pedagogia além da escola: uma análise sobre a atuação do pedagogo na escola de contas e gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JGomes.pdf | 645.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.