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dc.contributor.advisorMelo, Lauro Luís Martins Medeiros de-
dc.contributor.authorCarneiro, Amanda Menescal-
dc.date.accessioned2021-07-29T21:36:07Z-
dc.date.available2021-07-31T03:00:14Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14661-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise sensorialpt_BR
dc.subjectRótulospt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectPlanejamento fatorialpt_BR
dc.subjectSegmentaçãopt_BR
dc.titleInfluência de elementos gráficos de rótulos de iogurtes sobre a expectativa de aceitação e respostas emocionais de consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Gutarra, Melissa Limoeiro Estrada-
dc.contributor.referee1Lemes, Ailton Cesar-
dc.contributor.referee2Ayres, Ellen Mayra Menezes-
dc.description.resumoConsumidores estão cada vez mais exigentes buscando produtos com os quais se identificam, com isso há a necessidade da utilização de informações e imagens nos rótulos para atrair e conquistar compradores. No entanto, estas informações e imagens devem estar de acordo com as características do produto oferecido, ou podem causar frustração, diminuindo a aceitação do consumidor. O presente estudo verificou elementos gráficos em rótulos de iogurte com adição de concentrado proteico de soro de leite criadas a partir de rótulos comerciais e sua influência sobre o público geral e o público-alvo. Primeiramente, foi aplicado um questionário online para verificar em 8 rótulos quais fatores são significativos através de um planejamento fatorial fracionado 2 4-1 através de dados de expectativa de aceitação e intenção de compra. Considerando os fatores significativos, foram criadas 8 novos rótulos, incluindo todas as combinações entre os fatores, das quais foram obtidos os dados de expectativa de aceitação e emoções provocadas em consumidores pela lista de termos do EsSense Profile® através do Check-All-That-Apply (CATA). Verificou-se, no primeiro questionário, que a fonte, imagem indicativa de sabor e imagem de vaca e, no segundo, que determinado tipo de fonte e interação entre imagens afetam a expectativa de aceitação. Os rótulos com características menos atrativas foram associados à emoção Desinteressado. Além de que os fatores significativos e associações dos produtos com emoções podem mudar a depender do comportamento do consumidor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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