Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14711
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Inclusão, educação e trabalho: analisando a experiência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no projeto MP inclusivo
Author(s)/Inventor(s): Paz, Marcella Neves Castro da
Advisor: Xavier, Giseli Pereli de Moura
Abstract: Este estudo, ao considerar que a inclusão educacional e laboral é um processo de extrema relevância para construção de uma sociedade mais justa e igualitária, se propôs a investigar uma experiência inclusiva educativa/laboral institucional. Para tanto, teve por objetivo geral verificar em que medida um projeto inclusivo institucional voltado para estudantes/estagiários do Ensino Médio com deficiência, por meio das atividades de estágio remunerado, impactou o desempenho educacional e laboral e a perspectiva sobre a inclusão social desses estudantes e da instituição. A pesquisa se fundamentou teoricamente na perspectiva inclusiva multicultural. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, tendo como campo de investigação o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e como objeto de análise, o Projeto MP Inclusivo. No estudo foram analisados o documento que deu origem ao projeto e as entrevistas realizadas com gestoras, supervisores e estagiários participantes. Os dados coletados revelaram que o projeto pôde ser considerado uma experiência positiva para todos os envolvidos, tendo proporcionado algumas mudanças de cunho atitudinal, estrutural e institucional. No entanto, foi possível perceber que, apesar dos resultados alcançados, a inclusão ainda se constitui como um grande desafio para as instituições, uma vez que não deve ser vivenciada como algo pontual, mas sim, como uma ação que se constrói e reconstrói cotidianamente com a colaboração de todos, por meio de um repensar e de uma reconfiguração de culturas e práticas.
Keywords: Ministérios públicos
Rio de Janeiro (Estado). Ministério Público
Educação inclusiva
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PAZ, Marcella Neves Castro da. Inclusão, educação e trabalho: analisando a experiência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no projeto MP inclusivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MPaz.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.