Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14821
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ninjas fazem bico? Uma análise do cenário trabalhista aplicado às plataformas digitais
Autor(es)/Inventor(es): Holanda, Bruna Miranda de Carvalho de
Orientador: Carelli, Rodrigo de Lacerda
Resumo: Esta monografia deseja analisar e compreender as estratégias oriundas da plataformização do trabalho no Século XXI a partir do aplicativo GetNinjas, bem como as consequências de um cenário trabalhista uberizado e precário. O marco teórico escolhido aborda algumas das tentativas de dominação moderna na seara laboral, tal como a automatização setorial, a desestrutura da coletividade e a desumanização dos indivíduos, reduzindo-os a números e estatísticas produtivas. Parte considerável da população foi amplamente afetada pela pandemia da COVID-19, propiciando um cenário de adequação ao mercado, o que implicou na redução de preços por serviços e produtos oferecidos pelos usuários-trabalhadores. Esse desequilíbrio no mercado, associado a uma legislação neoliberal que estimula essa competitividade entre os próprios trabalhadores, propicia o aumento generalizado da pobreza, gerada não pela ausência de atividades, mas pelas más condições; informalidade e falta de assistência do poder público.
Palavras-chave: GetNinjas
Plataformas Digitais
Uberização
Economia de Bico
Digital Platforms
Uberization
Gig Economy
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: HOLANDA, Bruna Miranda de Carvalho de. Ninjas fazem bico? Uma análise do cenário trabalhista aplicado às plataformas digitais. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMCHolanda.pdf417.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.