Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15055
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro
Autor(es)/Inventor(es): Veiga, Jéssica Alves
Orientador: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Coorientador: Carneiro, Mario Rubens de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa aborda a utilização do Social Media Marketing como estratégia de marketing digital do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro no Instagram. O objetivo deste trabalho é analisar a comunicação digital empreendida pela agremiação e mensurar como as postagens foram recebidas pelos seus seguidores. A pesquisa bibliográfica traz temas como marketing digital, social media marketing e Instagram para fundamentar a análise. Posteriormente, é apresentada a temática das escolas de samba por meio de um breve histórico das agremiações e do Salgueiro, bem como a utilização das redes sociais por parte desse segmento. A análise da comunicação digital foi realizada a partir de postagens publicadas no perfil oficial da escola no Instagram e da categorização dos conteúdos a partir da intenção da mensagem que se pretendia veicular. A partir dos resultados, foi possível identificar os tipos de conteúdo que mais obtiveram êxito de receptividade, ajudando a estabelecer o Social Media Marketing como uma estratégia vantajosa para fortalecer o relacionamento da escola com seus seguidores.
Palavras-chave: Marketing digital
Instagram
Escolas de samba
Acadêmicos do Salgueiro (Escola de samba)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Ago-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VEIGA, Jéssica Alves. Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVeiga.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.