Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15057
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarrera, Fernanda Ariane Silva-
dc.contributor.authorSilva, Kizzy Emanoelle Cesário da-
dc.date.accessioned2021-09-03T23:39:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:16Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.citationSILVA, Kizzy Emanoelle Cesário da. Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15057-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleBeleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Sedapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Helen Campos-
dc.contributor.referee2Silva, Pâmela Guimarães da-
dc.description.resumoEsse trabalho objetiva compreender o processo de reposicionamento praticado pela marca de produtos capilares Seda, referente a estética de mulheres negras. Utilizamos a Análise Discursiva em abordagem qualitativa para investigar a conduta adotada pela marca ao representar mulheres negras. Analisamos três campanhas da marca para a TV, entre 2000 e 2021, que apresentam mudanças pertinentes nesse quesito, buscando entender motivações e processo de mudança postural da marca ao longo dessas décadas. Através dos referenciais teóricos relacionados a raça e gênero, abordamos a inserção da estética negra feminina na publicidade brasileira e as relações existentes entre racismo imaginário social e o papel influenciador publicitário na consolidação da padronização de beleza e de práticas de marginalização estética. Observamos mudanças significativas no posicionamento da marca por meio da construção do ethos publicitário com propósito estratégico mercadológico e institucional para imagem positiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KSilva.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.