Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15057
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Kizzy Emanoelle Cesário da
Orientador: Carrera, Fernanda Ariane Silva
Resumo: Esse trabalho objetiva compreender o processo de reposicionamento praticado pela marca de produtos capilares Seda, referente a estética de mulheres negras. Utilizamos a Análise Discursiva em abordagem qualitativa para investigar a conduta adotada pela marca ao representar mulheres negras. Analisamos três campanhas da marca para a TV, entre 2000 e 2021, que apresentam mudanças pertinentes nesse quesito, buscando entender motivações e processo de mudança postural da marca ao longo dessas décadas. Através dos referenciais teóricos relacionados a raça e gênero, abordamos a inserção da estética negra feminina na publicidade brasileira e as relações existentes entre racismo imaginário social e o papel influenciador publicitário na consolidação da padronização de beleza e de práticas de marginalização estética. Observamos mudanças significativas no posicionamento da marca por meio da construção do ethos publicitário com propósito estratégico mercadológico e institucional para imagem positiva.
Palavras-chave: Publicidade
Negras
Mulheres
Racismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Jul-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Kizzy Emanoelle Cesário da. Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KSilva.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.