Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15057
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Kizzy Emanoelle Cesário da
Tutor: Carrera, Fernanda Ariane Silva
Resumen: Esse trabalho objetiva compreender o processo de reposicionamento praticado pela marca de produtos capilares Seda, referente a estética de mulheres negras. Utilizamos a Análise Discursiva em abordagem qualitativa para investigar a conduta adotada pela marca ao representar mulheres negras. Analisamos três campanhas da marca para a TV, entre 2000 e 2021, que apresentam mudanças pertinentes nesse quesito, buscando entender motivações e processo de mudança postural da marca ao longo dessas décadas. Através dos referenciais teóricos relacionados a raça e gênero, abordamos a inserção da estética negra feminina na publicidade brasileira e as relações existentes entre racismo imaginário social e o papel influenciador publicitário na consolidação da padronização de beleza e de práticas de marginalização estética. Observamos mudanças significativas no posicionamento da marca por meio da construção do ethos publicitário com propósito estratégico mercadológico e institucional para imagem positiva.
Materia: Publicidade
Negras
Mulheres
Racismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-jul-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Kizzy Emanoelle Cesário da. Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KSilva.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.