Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15101
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Empreendedorismo digital e redes sociais na pandemia do coronavírus: um estudo de caso sobre o uso das estratégias UX nas redes sociais de uma nano empresa
Autor(es)/Inventor(es): Lemos, Thayssa Natalucci Martins de
Orientador: Miranda, Ana Paula Celso de
Resumo: Milhões de vidas estão sendo impactadas pela pandemia do Covid-19. Novos hábitos de consumo surgiram frente as recomendações de quarentena e isolamento social orientadas pela Organização Mundial de Saúde e o processo de digitalização que vinha se arrastando no Brasil precisou ser acelerado. Hoje, 7 em cada 10 micro e pequenos empresários afirmam vender pela internet. Nesse contexto o presente trabalho buscou, através da triangulação de dados levantados em um estudo de caso sobre um nano negócio de produtos naturais, entender como a pandemia influenciou na construção de estratégias UX em pequenos negócios digitais. Para isso, foi realizada uma análise netnográfica do perfil da marca no Instagram, entrevistada a empreendedora e outros 14 consumidores. Através da análise e interpretação dos dados, foi possível concluir que estratégias UX somadas a um propósito e à inovação tendem a funcionar muito bem em pequenos negócios digitais no Brasil, mesmo em períodos menos propícios ao consumo como durante a pandemia do Corona Vírus. Com o foco na experiência do usuário e estratégias bem definidas os consumidores percebem o valor da marca, consomem o conteúdo, engajam nas redes sociais, compartilham em seus perfis pessoais, indicam para conhecidos e são fidelizados.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Estratégia UX
Prosumers
Redes sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEMOS, Thayssa Natalucci Martins de. Empreendedorismo digital e redes sociais na pandemia do coronavírus: um estudo de caso sobre o uso das estratégias UX nas redes sociais de uma nano empresa. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TNMLemos.pdf819.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.