Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15137
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Propriedade intelectual e pirataria em "Game of Thrones": entre consumo e ativismo
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Rebeca Alves e
Orientador: Carrera, Fernanda Ariane Silva
Resumo: A popularização de ferramentas tecnológicas e o crescimento de produtos midiáticos disponíveis pelos meios de comunicação favorecem o terreno para que o consumo de pirataria se transforme em um fenômeno mundial. Resumidamente, o foco desse trabalho é compreender até que ponto essa contravenção social se configura como uma forma de resistência do consumidor à dominação hegemônica da indústria tradicional de entretenimento ou então pode ser entendida como um ativismo disfarçado porque se valida através do consumo, fortalecendo o próprio sistema econômico vigente. Com isso em mente, viu-se como necessário explorar possibilidades de compreensão acerca do consumo alternativo de produções audiovisuais no contexto brasileiro e, para tanto, realizou-se um estudo das formas de comunicação entre os usuários da comunidade virtual, no Facebook, chamada “Game of Thrones Brasil”. Nela, analisamos quais tipos de manifestações podem ser encontradas nas publicações entre os fãs da série e se a natureza de suas características nos aponta algum tipo de processo de subjetividade em andamento capaz de influenciar as identidades individual e coletiva do sujeito.
Palavras-chave: Propriedade intelectual
Game of Thrones
Pirataria
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Abr-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALVES, Rebeca Alves e. Propriedade intelectual e pirataria em "Game of Thrones": entre consumo e ativismo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAlves.pdf762.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.