Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15151
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Letramento digital, inclusão digital e competência em informação: um estudo sobre os impactos no processo de aprendizagem remota das escolas públicas do município do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Cruz, Thamires do Nascimento
Advisor: Freitas, Danilo Pestana de
Abstract: O letramento digital, a inclusão digital e a competência em informação estiveram em pauta durante a pandemia da COVID19 nos processos de acesso à informação e aprendizagem em seus diversos níveis, dada a expansiva necessidade do uso dos meios digitais para manter diversos segmentos sociais em suas funções, como por exemplo, a educação. A pesquisa objetiva investigar as práticas de acesso à informação e aprendizagem em meios digitais, por alunos na faixa etária do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da rede pública do município do Rio de Janeiro, assim como identificar os impactos desses aspectos na aplicação do ensino remoto. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-se dos conceitos de Inclusão Digital, Letramento Digital, Competência em Informação e Prática Informacional. No que tange os procedimentos metodológicos, foi realizado um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa para a coleta de dados que ocorreu por intermédio de um questionário online. Apresenta como resultados a quase inexistente inclusão digital e letramento digital nas escolas indicadas, o que ocasiona na falta de competência em informação para o acesso a informação e aprendizagem por meio dos formatos digitais, tendo como expressivo impacto durante a pandemia da COVID19, a desistência dos alunos em relação ao ano curricular de 2020 oferecido de forma remota pelas escolas municipais do RJ. Conclui que considerando as exigências da atualidade, é cada vez mais necessário os estudos que elevem a atuação do profissional bibliotecário escolar como auxiliador e provedor das práticas necessárias para a competência em informação, mesmo que ainda no ensino infantil. Podendo assim fortalecer a autonomia de crianças e adolescentes no aprender a aprender ao longo da vida.
Keywords: Bibliotecário escolar
Competência em informação
Inclusão digital
Letramento digital
Prática informacional
School librarian
Information literacy
Digital inclusion
Digital literacy
Information practice
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CRUZ, Thamires do Nascimento. Letramento digital, inclusão digital e competência em informação: um estudo sobre os impactos no processo de aprendizagem remota das escolas públicas do município do Rio de Janeiro. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TNCruz.pdf848.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.