Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15807
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento
Author(s)/Inventor(s): Amaral, Ana Carolina Custódio do
Advisor: Orsini, Mônica Tavares
Abstract: Este trabalho visa a discutir a importância do planejamento como uma das etapas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais argumentativas na Educação Básica. O experimento, que se constitui em um projeto piloto, compara parágrafos do tipo argumentativo padrão, produzidos pelos mesmos indivíduos, antes e depois do trabalho sistemático com a etapa do planejamento textual. Os textos analisados foram produzidos por alunos do primeiro módulo de redação dos Cursos de Língua Abertos à Comunidade (CLAC). A comparação das produções foi realizada por meio dos critérios de (i) composição estrutural do gênero, (ii) clareza do posicionamento e (iii) qualidade da argumentação. Os resultados mostram que a maior parte dos parágrafos, reescritos após o trabalho do monitor com a etapa do planejamento, apresentou melhorias em relação às produções não planejadas.
Keywords: Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Produção textual
Curso de Línguas Aberto à Comunidade
Planejamento textual
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACCAmaral.pdf549.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.