Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15819
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A mercantilização de terras públicas: investigações sobre o direito à moradia no centro do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Bovo, Luiza Bertin
Advisor: Ribeiro, Cláudio Rezende
Abstract: O presente trabalho propõe debater dois objetos centrais: o direito à moradia das classes populares e as terras estatais na região central do Rio de Janeiro. O objetivo desta pesquisa é compreender quais usos têm sido atribuídos a essas terras e quais são os caminhos possíveis para reivindicar a destinação dessas para a habitação de interesse social. A disputa pela cidade será analisada tendo de um lado a cidade casa e do outro a cidade mercadoria. Os interesses e ações de cada um dos lados serão postos, assim como as relações de poder que imperam na cidade capitalista. Estado e sociedade, que reivindica a cidade enquanto casa, e Estado e capital, que reivindica a cidade enquanto mercadoria. Para alcançar alguma resposta para as infinitas inquietações e questionamentos que esse trabalho me incita (ou para gerar mais algumas), serão ainda levantados e analisados dados a respeito do patrimônio da União que serão expostos graficamente através de material cartográfico.
Keywords: Imóvel
Habitação
Bens públicos
Áreas centrais
Rio de Janeiro (RJ)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::HISTORIA DO URBANISMO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BOVO, Luiza Bertin. A mercantilização de terras públicas: investigações sobre o direito à moradia no centro do Rio de Janeiro. 2021. 58 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBBovo.pdf8.02 MBAdobe PDFView/Open
LBBovo2.pdf5.58 MBAdobe PDFView/Open
LBBovo.pdf38.51 kBAdobe PDFView/Open
LBBovo.pdf2.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.