Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15960
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gravura: conhecer para preservar
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Fabiana Moreira de
Orientador: Carvalho, Ana Paula Corrêa de
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso é sobre a importância da gravura dentro da nossa história e formação de sociedade. Muito mais que um meio para um fim — maneiras de se obter cópias — ela foi e é revolucionária, como pode ser visto quando traçamos seu caminho pela história. Falaremos sobre suas principais técnicas e procedimentos, de ontem e de hoje, já que a gravura é viva e está sempre se atualizando, mas com o diferencial de ser sob a ótica de uma futura conservadora-restauradora para outros membros da área. Para quem sabe auxiliar e subsidiar as ações da Conservação e da Restauração em futuras avaliações de objetos inseridos neste escopo.Através de extensa pesquisa bibliográfica de autores especialistas no assunto e aplicação prática das técnicas, registradas exclusivamente para o trabalho, de modo a elucidar o melhor possível e fazendo assim uma forma de se conservar no âmbito de “conhecer para preservar”.
Palavras-chave: Preservação
Gravura
Xilografia
Litografia
Calcografia
Serigrafia
Algrafia
Memória
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, Fabiana Moreira de. Gravura: conhecer para preservar. 2021. 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Conservação e Restauração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMAlmeida.pdf4.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.