Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15994
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Multishow: a cobertura digital dos festivais Rock in Rio e Lollapalooza e o espectador interativo nas redes
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Beatriz Afonso
Orientador: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Resumo: As diversas inovações oriundas da internet, como o consumo de conteúdo digital multiplataforma e a possibilidade de interatividade nas redes sociais, fez com que a televisão passasse a se adequar à nova lógica de participação do público espectador. O Multishow foi um canal da TV paga que assimilou as oportunidades online, e expandiu sua marca para as redes sociais. Diante desse contexto, foi realizada uma análise observacional do conteúdo disponível nessas redes, e do espectador interativo nas redes, com o objetivo de obter dados para analisar a forma de consumir o que é produzido. Devido à importância dos eventos de música para a programação do canal, que transmite shows ao vivo, foram escolhidas as épocas dos festivais Rock in Rio 2017 e Lollapalooza 2018 para a análise. Com o resultado obtido, constatou-se que mudanças como a adoção de linguagem mais coloquial e com memes, comunicação com humor e brincadeiras, e participação de influenciadores digitais geram identificação com parte do público, mas causa insatisfação à outros seguidores. Mudanças como essas, nas redes sociais, precisam estar alinhadas ao conteúdo do canal na TV, pois ainda atribui-se maior credibilidade à esse meio do que ao digital.
Palavras-chave: Multishow
Redes sociais
Rock in Rio
Lollapalooza
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Nov-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINTO, Beatriz Afonso. Multishow: a cobertura digital dos festivais Rock in Rio e Lollapalooza e o espectador interativo nas redes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPinto.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.