Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16014
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Por uma outra “integração local” de refugiados: comunicação intercultural, o papel do vínculo intersubjetivo e da philia na experiência migratória: o caso do Abraço Cultural
Autor(es)/Inventor(es): Coelho, João Paulo Rossini Teixeira
Orientador: ElHajji, Mohammed
Resumo: O estudo da experiência migratória de refugiados enquanto “integração local” é a perspectiva hegemônica de descrição do fenômeno, adotada no Brasil e em diversos países do mundo como principal fundamentação de políticas públicas para esses indivíduos nas sociedades de acolhimento. Após breve contextualização da migração e do refúgio no atual contexto brasileiro, realizamos uma revisão da literatura científica sobre a integração de refugiados no Brasil, apontando a falta de precisão com a qual o termo “integração” costuma ser utilizado pela maior parte dos pesquisadores. Tendo estabelecido esse terreno, analisamos a crise dos modelos integrativos, propostos inicialmente na Europa do final do século XIX, em contextos sociais e culturais muito diversos dos existentes no mundo contemporâneo. Finalmente, exploramos o processo de comunicação intercultural realizado por professores da escola de idiomas Abraço Cultural, pessoas em situação de refúgio, com a sociedade brasileira. Utilizando como referenciais teóricos o modelo de comunicação enquanto estabelecimento de philia (SODRÉ, 2014) e a teoria migratória transnacional (LUSSI, 2015), propomos a importância central de considerar o fator subjetivo na experiência migratória. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco dos professores do Abraço Cultural Rio de Janeiro, nas quais analisamos seu discurso enquanto sujeitos envolvidos diretamente no processo de refúgio e em negociação intersubjetiva de entrada na sociedade brasileira.
Palavras-chave: Comunicação intercultural
Refugiados
Abraço Cultural
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COELHO, João Paulo Rossini Teixeira. Por uma outra “integração local” de refugiados: comunicação intercultural, o papel do vínculo intersubjetivo e da philia na experiência migratória: o caso do Abraço Cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCoelho.pdf808.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.