Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16025
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A proibição de doação de sangue por homens que fazem sexo com homens: uma análise dos princípios constitucionais infringidos, o avanço promovido pela ADI nº 5543 e a vedação ao retrocesso
Author(s)/Inventor(s): Almeida, Manoela Martins de
Advisor: Konder, Cíntia Muniz de Souza
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar a proibição de doação de sangue por homens que se relacionam sexualmente com homens, regulamentada por dispositivos da Portaria nº 158/2016 do Ministério da Saúde e da Resolução da Diretoria Colegiada nº 34/2014, da ANVISA, segundo os princípios constitucionais violados, o avanço promovido pela decisão proferida na ADI nº 5543 e a vedação ao seu retrocesso. Com o intuito de contextualizar a normatização da restrição imposta, aborda-se a epidemia de AIDS, sua associação aos homossexuais e o consequente enquadramento destes como grupo de risco, bem como um panorama geral acerca dos direitos da personalidade infringidos. Prosseguindo à análise do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5543, explanam-se os principais argumentos aduzidos nos votos dos Ministros da Suprema Corte, como forma de estudo da decisão explanada. Ao final, é feita abordagem acerca do controle de constitucionalidade, a não vinculação da atividade legiferante do Poder Legislativo, bem como a possível mudança de composição da Suprema Corte e sua relação com decisões que envolvem minorias sociais, como a inconstitucionalidade dos dispositivos impugnados na ADI 5543.
Keywords: Doação de Sangue
LGBTQIA+
Judicialização da Política
Princípios Constitucionais
Vedação ao Retrocesso
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALMEIDA, Manoela Martins de. A proibição de doação de sangue por homens que fazem sexo com homens: uma análise dos princípios constitucionais infringidos, o avanço promovido pela ADI nº 5543 e a vedação ao retrocesso. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMAlmeida.pdf560.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.