Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16035
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Práticas translíngues e discurso em Turma da Mônica jovem (2008-2016)
Autor(es)/Inventor(es): Corrêa, Louise Muniz Alves
Tutor: Fabricio, Branca Falabella
Resumen: Esta monografia tem como objetivo analisar as práticas translíngues no estilo e na linguagem da primeira série da Turma da Mônica Jovem (2008 - 2016) e como estas de conectam aos Discursos dos personagens. O trabalho conta com uma introdução acerca da produção da revista e uma breve comparação entre os mangás japoneses e a publicação de Maurício de Sousa. A análise da linguagem é feita a partir de falas coletadas dos personagens nas 100 edições componentes da revista e tem como base estudos sobre o translinguismo. Essa análise, porém, não se limita apenas ao vocabulário, trazendo também elementos do Discurso presentes tanto nas histórias quanto nas personagens. Esse trabalho conta também com uma breve análise da influência nipônica sobre a Turma da Mônica e sobre a expansão mercadológica da Maurício de Sousa Produções para fora do país, como forma de aumentar os lucros e apresentar o produto nacional para outros países. Os resultados mostram que as práticas translíngues estão presentes em diversos personagens e fazem parte de seu Discurso de diferentes formas.
Materia: Análise do discurso
História em quadrinhos
Cultura japonesa
Literatura infantojuvenil brasileira
Língua portuguesa
Língua inglesa
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMACorrea.pdf832.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.