Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/16056
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Do Canto da Jandaia ao canto da Beija-Flor: entrecruzamentos entre o romance Iracema: a virgem dos lábios de mel, de José de Alencar, e o samba-enredo de 2017 do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis |
Autor(es)/Inventor(es): | Pranto, Mateus Almeida do |
Tutor: | Nascimento, Luciana Marino do |
Resumen: | Observa a relação dialógica que há entre Iracema: a virgem dos lábios de mel, de José de Alencar, e o samba-enredo de 2017, de título homônimo, do Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) Beija-Flor de Nilópolis (BFN). A interseção entre essas duas obras é conduzida, sobretudo, pela ideia de canto/tradição oral (MONIOT, 1982), mais precisamente o da jandaia, ave que acompanha Iracema no percurso do romance alencariano (SILVEIRA, 2009), e o canto do Beija-Flor, ave símbolo da agremiação, que, por meio dos seus componentes, faz reverberar no imaginário coletivo o gênero textual samba-enredo. É, possível perceber, nesse sentido, que, de fato, há intertextualidade entre a obra alencariana e o samba-enredo, guardadas as semelhanças e as diferenças, como no que diz respeito à utilização de elementos linguísticos narrativos que estão no samba-enredo de 2017 da Beija-Flor de Nilópolis sem prejuízo à narrativa original de Iracema: a virgem dos lábios de mel, de José de Alencar. |
Materia: | Intertextualidade Romance Canto Samba |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 15-mar-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAPranto.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.