Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16056
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Do Canto da Jandaia ao canto da Beija-Flor: entrecruzamentos entre o romance Iracema: a virgem dos lábios de mel, de José de Alencar, e o samba-enredo de 2017 do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis
Autor(es)/Inventor(es): Pranto, Mateus Almeida do
Orientador: Nascimento, Luciana Marino do
Resumo: Observa a relação dialógica que há entre Iracema: a virgem dos lábios de mel, de José de Alencar, e o samba-enredo de 2017, de título homônimo, do Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) Beija-Flor de Nilópolis (BFN). A interseção entre essas duas obras é conduzida, sobretudo, pela ideia de canto/tradição oral (MONIOT, 1982), mais precisamente o da jandaia, ave que acompanha Iracema no percurso do romance alencariano (SILVEIRA, 2009), e o canto do Beija-Flor, ave símbolo da agremiação, que, por meio dos seus componentes, faz reverberar no imaginário coletivo o gênero textual samba-enredo. É, possível perceber, nesse sentido, que, de fato, há intertextualidade entre a obra alencariana e o samba-enredo, guardadas as semelhanças e as diferenças, como no que diz respeito à utilização de elementos linguísticos narrativos que estão no samba-enredo de 2017 da Beija-Flor de Nilópolis sem prejuízo à narrativa original de Iracema: a virgem dos lábios de mel, de José de Alencar.
Palavras-chave: Intertextualidade
Romance
Canto
Samba
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Mar-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAPranto.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.