Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16062
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Considera, Anabelle Loivos | - |
dc.contributor.author | Nuñez, Maria Eduarda Peres | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-23T22:32:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16062 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | O novo PNA e o projeto ‘‘Conta pra mim”: o apagamento da potência da arte e da literatura para a construção do indivíduo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3353735173336907 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, Mariana Roque Lins da | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9103907452046145 | pt_BR |
dc.description.resumo | A literatura infantil tem, nos últimos anos, sido classificada como uma linguagem artística e plurissignificativa. O processo de compreensão da linguagem se inicia na leitura feita na infância e nas ilustrações que podem ser lidas e compreendidas pelas crianças, mesmo as não alfabetizadas, destacando-se a importância da literatura e sua narrativa verbal e não verbal, na formação do leitor. O projeto ''Conta pra mim'', que faz parte da implementação do novo PNA (Programa Nacional de Alfabetização) do Governo Federal, lançado em 2019, ao propor a literacia familiar, distribui materiais com contos infantis reescritos e ilustrados de forma plana, com imagens que não acrescentam nada novo ao texto, com traços estilísticos repetitivos, tendo toda a coletânea o mesmo ilustrador. Não há uma preocupação com a arte literária, pontuando o retrocesso nas políticas de formação do leitor e de alfabetização. O intuito deste trabalho é mostrar como o apagamento dessas potências da arte e da literatura é perigoso, por não contribuir para a construção do aluno como indivíduo pensante e crítico, além de buscar ressaltar a importância do diálogo verbal e não verbal nessas narrativas infantis e analisar o ensino de literatura em sala de aula e propor mediação com o livro infantil ''Amoras'', do autor Emicida (2018), para o letramento literário. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MEPNunez.pdf | 468.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.