Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorConsidera, Anabelle Loivos-
dc.contributor.authorNuñez, Maria Eduarda Peres-
dc.date.accessioned2022-01-23T22:32:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16062-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleO novo PNA e o projeto ‘‘Conta pra mim”: o apagamento da potência da arte e da literatura para a construção do indivíduopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3353735173336907pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Mariana Roque Lins da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9103907452046145pt_BR
dc.description.resumoA literatura infantil tem, nos últimos anos, sido classificada como uma linguagem artística e plurissignificativa. O processo de compreensão da linguagem se inicia na leitura feita na infância e nas ilustrações que podem ser lidas e compreendidas pelas crianças, mesmo as não alfabetizadas, destacando-se a importância da literatura e sua narrativa verbal e não verbal, na formação do leitor. O projeto ''Conta pra mim'', que faz parte da implementação do novo PNA (Programa Nacional de Alfabetização) do Governo Federal, lançado em 2019, ao propor a literacia familiar, distribui materiais com contos infantis reescritos e ilustrados de forma plana, com imagens que não acrescentam nada novo ao texto, com traços estilísticos repetitivos, tendo toda a coletânea o mesmo ilustrador. Não há uma preocupação com a arte literária, pontuando o retrocesso nas políticas de formação do leitor e de alfabetização. O intuito deste trabalho é mostrar como o apagamento dessas potências da arte e da literatura é perigoso, por não contribuir para a construção do aluno como indivíduo pensante e crítico, além de buscar ressaltar a importância do diálogo verbal e não verbal nessas narrativas infantis e analisar o ensino de literatura em sala de aula e propor mediação com o livro infantil ''Amoras'', do autor Emicida (2018), para o letramento literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEPNunez.pdf468.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.