Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16136
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As alterações provocadas pela reforma trabalhista brasileira de 2017 no instituto da negociação coletiva sob a perspectiva da organização internacional do trabalho
Author(s)/Inventor(s): Tavares, Ana Carolina de Freitas
Advisor: Silva, Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da
Abstract: A negociação coletiva é um instrumento resultante da luta dos trabalhadores que encontra fundamento na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e na Consolidação das Leis do Trabalho. Originalmente, funcionava como um mecanismo de promoção de melhores condições de trabalho, entretanto, com o advento da Lei nº 13.467/17, a negociação coletiva também assumiu um papel de maior flexibilização de direitos. A Reforma Trabalhista traz modificações na dinâmica deste instrumento de autocomposição coletiva. Dessa maneira, tendo em vista as obrigações assumidas pelo Brasil enquanto Estado soberano no cenário internacional, por meio da introdução de tratados em seu ordenamento jurídico, questiona-se a compatibilidade dos dispositivos alterados pela Lei nº 13.467 com os preceitos internacionais vigentes no país. Esta pesquisa pretende analisar as dimensões jurídicas e regulatórias deste instituto e compreender em que medida as alterações promovidas se contrastam ou se aproximam das disposições normativas da Organização Internacional do Trabalho, em especial as Convenções ratificadas pelo Brasil.
Keywords: Direito do Trabalho
Reforma Trabalhista
Negociação Coletiva
Organização Internacional do Trabalho
Controle de convencionalidade
Labor Law
Labor Reform
Collective bargaining
International Labour Organization
Conventionality control
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TAVARES, Ana Carolina de Freitas. As alterações provocadas pela reforma trabalhista brasileira de 2017 no instituto da negociação coletiva sob a perspectiva da organização internacional do trabalho. 2021. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACFTavares.pdf438.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.