Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16143
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O compliance na nova lei de licitações e contratos administrativos: uma análise jurídica a respeito das exigências relacionadas aos programas de integridade no âmbito da Lei Federal nº 14.133/2021
Author(s)/Inventor(s): Mendes, Ana Carolina de Oliveira
Advisor: Oliveira, Larissa Pinha de
Abstract: A presente monografia sintetiza um panorama histórico-normativo sobre o combate à corrupção a nível global e no Brasil, por meio do compliance, à luz dos princípios constitucionais da legalidade, proporcionalidade, moralidade e transparência contidos no artigo 37, caput da Constituição Federal de 1988, consubstanciados em políticas de integridade corporativa. Sob esse prisma, o presente estudo tem como objeto central a análise jurídica do compliance específicamente no âmbito da Lei Federal nº 14.133 de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos. Antes dessa norma, foram editadas outras leis anticorrupção a nível global, bem como tratados internacionais, convenções e regulamentos. Sob a ótica dessas influências, destaca-se, no Brasil, a Lei Anticorrupção nº 12.846/2013, que normatizou diretrizes às empresas para a implementação de programas de integridade internos, sendo certo que a Controladoria-Geral da União (CGU) passou a ser a responsável por essas diretrizes. Como uma forma de expansão do compliance no ordenamento brasileiro, o legislador positivou, no artigo 25, § 4º da Lei Federal nº 14.133 de 1º de abril de 2021, a obrigação expressa de que para contratações de obras, serviços e fornecimentos de grande vulto, o edital deverá prever a obrigatoriedade de implementação de programa de integridade pelo licitante vencedor, tema esse estudado no presente trabalho.
Keywords: Lei Federal nº 14.133/2021
Nova Lei de Licitações
Combate à Corrupção
Anticorrupção
Programas de Integridade
Governança
Compliance
Licitação
Contratos Administrativos
Moralidade
Transparência
Ética
Federal Law n. 14.133/2021
New Law of Bidding
Fight to Corruption
Anticorruption
Programs of Integrity
Governance
Bidding
Administrative Contracts
Morality
Transparency
Ethics
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENDES, Ana Carolina de Oliveira. O compliance na nova lei de licitações e contratos administrativos: uma análise jurídica a respeito das exigências relacionadas aos programas de integridade no âmbito da Lei Federal nº 14.133/2021. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACOMendes.pdf465.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.