Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16146
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: “The big data is watching you” as utópicas promessas de democratização e o uso da exposição como estratégia de comercialização
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Ana Flavia Lobo Menezes
Orientador: Xavier, José Roberto
Resumo: O presente trabalho pretende abordar como a ideia de democratização da informação é utilizada como um escopo para as elaboradas técnicas de marketing desenvolvidas por grandes gestores de informações e empresas de vendas. A questão nodal do presente estudo reside na análise histórica de como a informação era concebida e na modificação de seu uso para estratégias de marketing, utilizando das novas tecnologias para captação de dados que serão revertidos em pesquisas para redirecionamento de consumo e política. Será destacado como a internet e as redes sociais tiveram um papel fundamental para a transformação do cidadão em consumidor e como os dados são extraídos, desvendados e utilizados para estratégias de marketing cada vez mais direcionadas e específicas de produtos e até mesmo de ideologias. Para isso, foram destacados os conceitos de dados, informação e conhecimento, a modificação das relações com a internet, principalmente no tocante a privacidade e utilizadas de fontes bibliográficas, pesquisas de mercado e o aparato legal como a LGPD e a Constituição Federal brasileira para proteger o cidadão-consumidor.
Palavras-chave: Democratização da Informação
Consumo
Marketing
Internet
Proteção de dados
Democratization of Information
Consumption
Data protection
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DIAS, Ana Flavia Lobo Menezes. “The big data is watching you” as utópicas promessas de democratização e o uso da exposição como estratégia de comercialização. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFLMDias.pdf530.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.