Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16205
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo sobre a função social da propriedade e os institutos de concessão de direito real de uso e concessão de uso especial para fins de moradia
Autor(es)/Inventor(es): Valicente, André Mendonça
Orientador: Lage, Juliana de Sousa Gomes
Resumo: A presente monografia tem como objetivo identificar alternativas para a crise habitacional brasileira, e dissecar sua relação com a função social da propriedade, principalmente com os institutos da Concessão de Direito Real de Uso e a Concessão de Uso Especial para fins de moradia. Para tal, primeiramente será abordado a evolução histórica do conceito de propriedade e como é aplicado atualmente ao direito constitucional e civil brasileiro, assim como o advento da função social da propriedade. Em seguida, é retratada a origem da crise habitacional brasileira e as políticas públicas anteriormente criadas para saná-las, bem como o Estatuto da Cidade. Após, a Regularização Fundiária será abordada, detalhando a Concessão de Direito Real de Uso e a Concessão de Uso Especial para fins de Moradia, bem como o procedimento administrativo usufruir deste direito e a relação com a função social da propriedade. Ademais, serão elencadas as vantagens para o Poder Público de ambas as concessões, assim como políticas públicas alternativas visando garantir a efetivação da função social da propriedade. Por fim, serão apresentadas as dificuldades no cumprimento deste objetivo.
Palavras-chave: Direito à Moradia
Propriedade
Regularização Fundiária
Direito à Cidade
Concessão Real de Uso
Concessão de Uso Especial para Fins de Moradia
Políticas Públicas
Right to Housing
Property
Land Regularization
Right to the City
Real Concession of Use
Special Use Concession for Housing Purposes
Public Policies
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VALICENTE, André Mendonça. Estudo sobre a função social da propriedade e os institutos de concessão de direito real de uso e concessão de uso especial para fins de moradia. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMValicente.pdf500.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.