Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16379
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Psicopatia e o direito penal: os transtornos de personalidade e as possíveis implicações penais de um ilícito cometido por um psicopata
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Rodrigo Rocco Dilor
Orientador: Santoro, Antonio Eduardo Ramires
Resumo: A psicopatia é um tema que intriga estudiosos da Psiquiatria e do Direito há muitos séculos, principalmente por não apresentar respostas tão contundentes aos inúmeros questionamentos que ela carrega. A diversidade de seus conceitos e teorias transforma o assunto num infinito campo de análises clínicas e/ou jurídicas. A sua origem ainda sem determinação exata, com possíveis indícios de causas genéticas ou ainda influência do meio, com muitas vezes traumas vividos por tais indivíduos, é um dos caminhos que entende que olhar o início pode ser a melhor forma de encontrar uma solução para o fim. Para destrinchar e tentar compreender a temática, foram abordados os conceitos, a evolução das teorias pelo tempo e entrevistados dois renomados profissionais da área médica-forense, no que condiz ao aspecto clínico. Por outro lado, para preencher as carências jurídicas, foi necessária a retomada do estudo das bases do Direito Penal, bem como foi feito um levantamento das decisões dos nossos Tribunais, com uma ótica comparativa ao entendimento em outros países. Por fim, a questão suscitada tem dois objetivos claros: gerar uma reflexão sobre como preencher um dos requisitos das bases do sistema penal – em sua função pedagógica de aprendizado com a pena, somada à reintegração social – em indivíduos que não demonstram progresso; e argumentar sobre soluções que podem ser efetivas tanto para o acusado, quanto para o meio social em que o mesmo convive.
Palavras-chave: Psicopatia
Direito Penal
Imputabilidade
Sanções Penais
Psychopathy
Criminal Law
Imputableness
Sanction
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GONÇALVES, Rodrigo Rocco Dilor. Psicopatia e o direito penal: os transtornos de personalidade e as possíveis implicações penais de um ilícito cometido por um psicopata. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RRDGonçalves.pdf562.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.