Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16476
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Impacto das propriedades físico-químicas de diferentes misturas de biodiesel e diesel no funcionamento de motores do ciclo diesel
Author(s)/Inventor(s): Neiva, Matheus Oliva
Advisor: Valle, Maria Letícia Murta
Co-advisor: Leonardo, Rosângela da Silva
Abstract: A preocupação ambiental associada ao uso do diesel oriundo de matéria prima fóssil vem aumentando, bem como os estudos sobre a utilização de combustíveis de origem renovável. Nas últimas décadas, o biodiesel vem surgindo como uma alternativa viável e sustentável para suprir a demanda energética. Em diversos países, inclusive o Brasil, o aumento do teor de biodiesel no diesel comercializado já é uma realidade. Porém, as avaliações do impacto da substituição do diesel pelo biodiesel sobre a atomização dos motores são escassas. Com esse objetivo, foram empregados modelos utilizados pelo setor automotivo, para descrever e analisar as características da atomização dos combustíveis em motores de ciclo diesel common-rail. Os parâmetros analisados foram o diâmetro médio de Sauter, o alcance, o ângulo de cone e o tempo de ruptura do spray de combustível. Para estimar esses parâmetros são necessários propriedades físico-químicas, como massa específica, tensão superficial e viscosidade cinemática, obtidos experimentalmente ou por ajustes disponíveis na literatura para diversos tipos de biodiesel e suas misturas com o diesel. Foram avaliadas misturas de biodiesel de origem vegetal como soja, girassol, algodão e palma e biodiesel de origem animal como de sebo bovino. Os resultados mostraram que, de maneira geral, o aumento do teor do biodiesel leva a uma diminuição da qualidade de atomização e da eficiência do motor, além de permitir associar as características químicas do biodiesel com os impactos observados. O comportamento obtido para os diferentes tipos de biodiesel indica que as características de atomização são função do grau de insaturação das amostras, sendo as alterações mais acentuadas com a elevação do teor de compostos saturados, onde o biodiesel de sebo bovino apresentou as maiores alterações entre os combustíveis estudados.
Keywords: Biodiesel
Motores
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Feb-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NEIVA, Matheus Oliva. Impacto das propriedades físico-químicas de diferentes misturas de biodiesel e diesel no funcionamento de motores do ciclo diesel. 2022. viii, 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONeiva.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.