Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16496
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise da mudança de identidade das princesas Disney e o contexto social do feminismo
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Samarah Lopes Araujo
Orientador: Lagôa, Maria Beatriz da Rocha
Resumo: Desde 1937, com o lançamento de Branca de Neve e os Sete Anões, a Disney passou a lançar vários filmes dessa temática, conhecidos como a franquia dos filmes de princesas. Essas produções em sua grande maioria foram inspiradas em contos de fadas clássicos, por isso, contam com elementos fantásticos e uma lição de moral no final. Considerando a relevância dessas narrativas na formação do imaginário e da memória popular, este trabalho busca fazer uma avaliação crítica desses filmes de princesa. Para constituir o corpus deste estudo, esses filmes da Disney foram organizados em três grupos de princesas: clássicas, rebeldes e contemporâneas. O critério para essa divisão foi o período de produção dos filmes. O estudo ainda avalia, através de uma perspectiva social e histórica, se houve mudança nas construções das protagonistas femininas.
Palavras-chave: Disney
Conto de fadas
Feminismo
Princesas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Nov-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREITAS, Samarah Lopes Araujo. Análise da mudança de identidade das princesas Disney e o contexto social do feminismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SFreitas.pdf485.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.