Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16630
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Nanocelulose aplicada à área de alimentos
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Paula Mothé
Orientador: Pereira, Robson Valentim
Resumo: A nanocelulose tem uma grande diversidade de aplicações na área de alimentos devido às suas propriedades, tais como biodisponibilidade, baixa toxicidade, biodegradabilidade, biocompatibilidade, alta resistência, estabilidade térmica, transparência, entre outras. Existem três tipos de nanocelulose: os nanocristais de celulose (CNC), as nanofibrilas de celulose (CNF) e a celulose bacteriana (BC). Eles diferem em suas formas de extração/produção e em suas estruturas, porém, todos eles têm aplicabilidades dentro do setor alimentício e têm sido muito estudados como agente estabilizador, alimentos funcionais e em embalagens, filmes e revestimentos de alimentos. Sua capacidade em estabilizar emulsões óleo em água tornou a nanocelulose um foco de pesquisadores com o objetivo de substituir estabilizantes sintéticos na produção de alimentos emulsionados, como molhos, coberturas, sorvetes, entre outros. A nanocelulose também desempenha um papel muito importante como aditivo na produção de alimentos funcionais, pois, por ser um ótimo substituto de gorduras, ela pode ser adicionada em alimentos, com o objetivo de reduzir a ingestão da mesma, colaborando para a saúde humana; além disso, ela é um tipo de fibra alimentar que atua como um prebiótico, melhorando o crescimento de células probióticas, reduzindo, então, doenças relacionadas ao trato gastrointestinal. Sua principal e mais estudada e utilizada aplicação é na constituição de embalagens, filmes e resvestimentos, onde a nanocelulose, devido à sua estrutura, melhora as propriedades mecânicas (como tração, compressão etc) e de barreira ao oxigênio, melhorando a vida útil de alimentos embalados ou revestidos com filmes ou revestimentos de nanocelulose, oferecendo uma solução para a redução do desperdício de vários produtos alimentícios, incluindo frutas e legumes, bem como à deterioração microbiana dos alimentos durante várias etapas, como armazenamento e transporte.
Palavras-chave: Nanocelulose
Embalagem de alimentos
Alimentos
Nanocellulose
Food packaging
Food
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Unidade produtora: Instituto Multidisciplinar de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Mar-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GONÇALVES, Paula Mothé. Nanocelulose aplicada à área de alimentos. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) - Instituto Multidisciplinar de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMGonçalves.pdf902.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.