Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16631
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Síntese e avaliações biológicas preliminares de análogos triazólicos metoxilados da Lavendustina-A contra T. cruzi
Autor(es)/Inventor(es): Cardoso, Felipe Costa
Tutor: Carvalho, Leandro Lara de
Resumen: A Lavendustina A (12a), um produto natural isolado de extratos de bactérias Streptomyces griseolavendus, é um potente inibidor da proteína tirosina quinase (PTQ) do receptor de fator de crescimento epidérmico (RFCE), que é um importante alvo no tratamento contra o câncer. Adicionalmente, alguns análogos de 12a também foram descritos como inibidores da polimerização de tubulina, uma proteína alvo importante para o tratamento contra o câncer e doenças negligenciadas, como a leishmaniose e Doença de Chagas. Tais enfermidades são consideradas um grave problema de saúde pública no Brasil. A maioria dos trabalhos publicados com análogos de 12a investigaram a citotoxicidade contra células cancerígenas e, em raros casos, esses análogos foram avaliados como antiparasitários. Em um estudo anterior feito pelo nosso grupo de pesquisa, uma família de análogos triazólicos de 12a (hidroxilas livres) foi sintetizada e avaliada biologicamente, onde os ensaios de citotoxicidade contra T. cruzi e células epiteliais de primata (células VERO) mostraram ambos baixos valores de IC 50 em escala micromolar. Embora esses análogos tenham sido promissores contra o parasito, sua citotoxicidade contra células de primatas mostrou ser um fator desvantajoso. A fim de contornar esse problema, o presente trabalho propôs novos análogos triazólicos onde as porções hidroxiladas da 12a foram metoxiladas. Como metodologia de síntese, a subunidade farmacofórica da 12a foi obtida pela reação do 2-hidroxi-5-aminobenzoato de metila com o 2,5-dimetoxibenzaldeído, por meio de aminação redutiva, para fornecer o produto 47 em bom rendimento. Em seguida, 47 sofre alquilação com brometo de propargila para fornecer o respectivo alcino intermediário 44. Com este em mãos, são feitas reações de cicloadições 1,3-dipolares com fenilazidas para dar origem aos análogos finais 45a-c. Os produtos de síntese tiveram suas estruturas indubitavelmente elucidadas por espectroscopia 1D e 2D de RMN, sendo obtidos em ótimos rendimentos químicos. As avaliações biológicas preliminares mostraram atividade inibitória promissora contra formas tripomastigota de T. cruzi, com citotoxicidade moderada. Na forma epimastigota, os análogos não foram bioativos. Contudo, mais estudos precisam ser realizados para melhor compreensão e/ou melhoras das atividades observadas.
Materia: Síntese orgânica
Produtos naturais
Antiparasitários
Organic synthesis
Natural products
Antiparasitic
Trypanosoma cruzi
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::QUIMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
Unidade de producción: Instituto Multidisciplinar de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-jun-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARDOSO, Felipe Costa. Síntese e avaliações biológicas preliminares de análogos triazólicos metoxilados da Lavendustina A contra T. cruzi. 2021. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) - Instituto Multidisciplinar de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FCCardoso.pdf3.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.