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dc.contributor.advisorMelo, Lauro Luís Martins Medeiros de-
dc.contributor.authorSantos, Michelly Milles Baptista dos-
dc.date.accessioned2022-04-14T15:40:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:26Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16713-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise sensorialpt_BR
dc.subjectCiência dos alimentospt_BR
dc.subjectSuco de laranjapt_BR
dc.subjectAlimentos industrializadospt_BR
dc.titleInfluência das informações em rótulos de bebidas de laranja sobre a expectativa de aceitação dos consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Borges, Thaís Justo-
dc.contributor.referee1Ongaratto, Ricardo Schmitz-
dc.contributor.referee2Cadena, Rafael Silva-
dc.description.resumoOs consumidores vêm se mostrando cada vez mais exigentes na busca por produtos caracterizados por saudabilidade. O suco de laranja é bem aceito neste sentido por possuir alta quantidade de vitamina C, fibras e cálcio. Devido ao alto grau de influência que os consumidores podem sofrer, é preciso atenção no momento de fornecer certas informações nos rótulos dos alimentos, para que não haja nenhum tipo de confusão. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo verificar a influência de alegações e quantidade de suco de laranja sobre a expectativa de aceitação dos consumidores. Primeiramente, foi aplicado um questionário online para verificar em 6 rótulos, envolvendo 2 variáveis em 2 ou 3 níveis cada (“sem conservantes”, “sem ingredientes artificiais” ou sem nenhuma informação, e 50% ou 100% de suco adicionado), quais variáveis são significativas através de dados de expectativa de aceitação e intenção de compra utilizando a ANOVA. Posteriormente, os dados de expectativa de aceitação foram submetidos a análise de segmentação e essas mesmas análises estatísticas foram empregadas aos 3 grupos separadamente, para verificar se havia diferença entre eles. Foram realizadas também regressões por mínimos quadrados parciais, com as expectativas de aceitação das 6 amostras como variáveis dependentes e idade e escalas psicométricas como variáveis independentes. Foi verificado que a expectativa de aceitação dos consumidores é afetada por elementos presentes em rótulos dos alimentos, como por exemplo quantidade de suco adicionada e alegações sobre aditivos. Observou-se também como a resposta de grupos específicos pode se diferenciar da resposta do grupo geral. Em relação às escalas psicométricas, apenas o grupo 1 (n=232) de consumidores obtido na análise de segmentação apresentou efeitos significativos (p<0,05) para 4 rótulos na escala de fobia a novas tecnologias de alimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Alimentos

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