Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16713
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Influência das informações em rótulos de bebidas de laranja sobre a expectativa de aceitação dos consumidores
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Michelly Milles Baptista dos
Orientador: Melo, Lauro Luís Martins Medeiros de
Coorientador: Borges, Thaís Justo
Resumo: Os consumidores vêm se mostrando cada vez mais exigentes na busca por produtos caracterizados por saudabilidade. O suco de laranja é bem aceito neste sentido por possuir alta quantidade de vitamina C, fibras e cálcio. Devido ao alto grau de influência que os consumidores podem sofrer, é preciso atenção no momento de fornecer certas informações nos rótulos dos alimentos, para que não haja nenhum tipo de confusão. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo verificar a influência de alegações e quantidade de suco de laranja sobre a expectativa de aceitação dos consumidores. Primeiramente, foi aplicado um questionário online para verificar em 6 rótulos, envolvendo 2 variáveis em 2 ou 3 níveis cada (“sem conservantes”, “sem ingredientes artificiais” ou sem nenhuma informação, e 50% ou 100% de suco adicionado), quais variáveis são significativas através de dados de expectativa de aceitação e intenção de compra utilizando a ANOVA. Posteriormente, os dados de expectativa de aceitação foram submetidos a análise de segmentação e essas mesmas análises estatísticas foram empregadas aos 3 grupos separadamente, para verificar se havia diferença entre eles. Foram realizadas também regressões por mínimos quadrados parciais, com as expectativas de aceitação das 6 amostras como variáveis dependentes e idade e escalas psicométricas como variáveis independentes. Foi verificado que a expectativa de aceitação dos consumidores é afetada por elementos presentes em rótulos dos alimentos, como por exemplo quantidade de suco adicionada e alegações sobre aditivos. Observou-se também como a resposta de grupos específicos pode se diferenciar da resposta do grupo geral. Em relação às escalas psicométricas, apenas o grupo 1 (n=232) de consumidores obtido na análise de segmentação apresentou efeitos significativos (p<0,05) para 4 rótulos na escala de fobia a novas tecnologias de alimentos.
Palavras-chave: Análise sensorial
Ciência dos alimentos
Suco de laranja
Alimentos industrializados
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Abr-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos

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