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http://hdl.handle.net/11422/16723
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Representações de nostalgia pós-imperial em Tabu (2012), de Miguel Gomes |
Autor(es)/Inventor(es): | Rozas, Rebecca Hodesh Muniz de Souza |
Tutor: | Correia, Sílvia Adriana Barbosa |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso analisa a maneira como o filme Tabu (2012), de Miguel Gomes, provoca o repensar dos modos de representação da memória do passado colonial português em disputa no país à época de sua produção. Apesar de não abordar diretamente o processo histórico de declínio e fim do Império Português, a carga nostálgica empregada por Gomes na representação do tempo colonial em seu filme nos empurra para um passado idealizado em África. Desta forma, buscaremos investigar como o autor problematiza representações nostálgicas da experiência imperial. Os discursos de nostalgia pós-imperial são construídos a partir do resgate de mitos e símbolos nacionais provenientes da construção de um imaginário colonialista. Tais lugares de memória, fornecidos como fulcros à manutenção da identidade nacional portuguesa, estão disponíveis no repertório mantido pela memória cultural desta sociedade. Aspiramos, com este estudo de caso, estimular maiores reflexões sobre como o cinema português pós-colonial, mediando modos de recordação do colonialismo português em disputa, oferece novas abordagens para a análise do processo de assimilação do recente e violento fim do Império português por sua sociedade. |
Materia: | Memória cultural Cinema Portugal Colonialismo |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Unidade de producción: | Instituto de História |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | História |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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