Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16723
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Representações de nostalgia pós-imperial em Tabu (2012), de Miguel Gomes
Autor(es)/Inventor(es): Rozas, Rebecca Hodesh Muniz de Souza
Orientador: Correia, Sílvia Adriana Barbosa
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso analisa a maneira como o filme Tabu (2012), de Miguel Gomes, provoca o repensar dos modos de representação da memória do passado colonial português em disputa no país à época de sua produção. Apesar de não abordar diretamente o processo histórico de declínio e fim do Império Português, a carga nostálgica empregada por Gomes na representação do tempo colonial em seu filme nos empurra para um passado idealizado em África. Desta forma, buscaremos investigar como o autor problematiza representações nostálgicas da experiência imperial. Os discursos de nostalgia pós-imperial são construídos a partir do resgate de mitos e símbolos nacionais provenientes da construção de um imaginário colonialista. Tais lugares de memória, fornecidos como fulcros à manutenção da identidade nacional portuguesa, estão disponíveis no repertório mantido pela memória cultural desta sociedade. Aspiramos, com este estudo de caso, estimular maiores reflexões sobre como o cinema português pós-colonial, mediando modos de recordação do colonialismo português em disputa, oferece novas abordagens para a análise do processo de assimilação do recente e violento fim do Império português por sua sociedade.
Palavras-chave: Memória cultural
Cinema
Portugal
Colonialismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Unidade produtora: Instituto de História
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
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