Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16870
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Distribuição de competências tributárias e federalismo fiscal: alterações do status quo frente ao princípio federativo
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Luan Gabriel Martins
Orientador: Maneira, Eduardo
Resumo: A presente monografia busca obter uma solução interpretativa para a problemática das alterações de competências tributárias frente ao ordenamento jurídico brasileiro, com especial enfoque ao respeito ao princípio federativo. Através da análise de textos argumentativos, que tangenciam temáticas como as peculiaridades do federalismo fiscal brasileiro, bem como pontos de relevo referente à possibilidade de flexibilização do status quo constitucional conferido ao tema, este trabalho visa um resultado teórico capaz de responder ao questionamento, se uma alteração a nível de distribuição de competências tributárias seria capaz de gerar uma ruptura ao princípio federativo, bem como analisar possíveis consequências doutrinárias e práticas da resposta obtida.
Palavras-chave: Competência Tributária
Federalismo Fiscal
Princípio Fiscal
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Luan Gabriel Martins. Distribuição de competências tributárias e federalismo fiscal: alterações do status quo frente ao princípio federativo. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LGMOliveira.pdf552.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.