Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16934
Especie: Trabalho de conclusão de especialização
Título : Um novo horizonte pedagógico: sala de aula invertida aplicada em disciplinas gráficas
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Maria Cecília da Silva
Tutor: Lima, Alvaro José Rodrigues de
Resumen: A partir do isolamento social promovido por consequência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a educação num âmbito geral teve um salto de mudanças, a começar pelo ensino remoto. A fim de propiciar espaços de aprendizagem significativos que desenvolvam nos estudantes características como autonomia e participação ativa, a sala de aula invertida (SAI) se apresenta como uma metodologia ativa capaz de ser desenvolvida dentro desse contexto. À vista disso, essa pesquisa teve como objetivo averiguar a possibilidade de se aplicar esse método em duas disciplinas gráficas da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com intuito de satisfazer a esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório durante o estudo empírico realizado na construção das duas aulas propostas às cadeiras acompanhadas. O resultado do projeto conclui, então, que dentro do contexto das técnicas de aprendizagem ativas possíveis durante o ensino remoto, a SAI se constitui como uma proposta que tem competência maiormente positiva, sob a ótica das disciplinas gráficas. Por fim, espera-se que o presente trabalho incentive docentes da área gráfica na adoção de metodologias que gerem resultados ainda maiores dentro da perspectiva da aprendizagem híbrida.
Resumen: From the social isolation promoted as a result of the pandemic of the new coronavirus (COVID-19), the education in general had a leap of changes, starting with remote teaching. In order to provide meaningful learning spaces that develop in students characteristics such as autonomy and active participation, the flipped classroom (FC) presents itself as an active methodology capable of being developed within this context. In view of this, this research aimed to investigate the possibility of applying this method in two graphic disciplines at the School of Fine Arts, at the Federal University of Rio de Janeiro. In order to meet this objective, an exploratory qualitative approach was adopted during the empirical study carried out in the construction of the two classes proposed to the accompanied subjects. The result of the project concludes, then, that within the context of the active learning techniques possible during remote teaching, the FC is constituted as a proposal that has mostly positive competence, from the perspective of graphic disciplines. Finally, it is expected that the present work will encourage teachers in the graphic area to adopt methodologies that generate even greater results from the perspective of hybrid learning.
Materia: Sala de aula
Metodologia ativa
Ensino superior
Design
Artes gráficas
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Programa: Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BARBOSA, Maria Cecília da Silva. Um novo horizonte pedagógico: sala de aula invertida aplicada em disciplinas gráficas. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Técnicas de Representação Gráfica) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Técnicas de Representação Gráfica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MCSBarbosa.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.