Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/16934
Tipo: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título: | Um novo horizonte pedagógico: sala de aula invertida aplicada em disciplinas gráficas |
Autor(es)/Inventor(es): | Barbosa, Maria Cecília da Silva |
Orientador: | Lima, Alvaro José Rodrigues de |
Resumo: | A partir do isolamento social promovido por consequência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a educação num âmbito geral teve um salto de mudanças, a começar pelo ensino remoto. A fim de propiciar espaços de aprendizagem significativos que desenvolvam nos estudantes características como autonomia e participação ativa, a sala de aula invertida (SAI) se apresenta como uma metodologia ativa capaz de ser desenvolvida dentro desse contexto. À vista disso, essa pesquisa teve como objetivo averiguar a possibilidade de se aplicar esse método em duas disciplinas gráficas da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com intuito de satisfazer a esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório durante o estudo empírico realizado na construção das duas aulas propostas às cadeiras acompanhadas. O resultado do projeto conclui, então, que dentro do contexto das técnicas de aprendizagem ativas possíveis durante o ensino remoto, a SAI se constitui como uma proposta que tem competência maiormente positiva, sob a ótica das disciplinas gráficas. Por fim, espera-se que o presente trabalho incentive docentes da área gráfica na adoção de metodologias que gerem resultados ainda maiores dentro da perspectiva da aprendizagem híbrida. |
Resumo: | From the social isolation promoted as a result of the pandemic of the new coronavirus (COVID-19), the education in general had a leap of changes, starting with remote teaching. In order to provide meaningful learning spaces that develop in students characteristics such as autonomy and active participation, the flipped classroom (FC) presents itself as an active methodology capable of being developed within this context. In view of this, this research aimed to investigate the possibility of applying this method in two graphic disciplines at the School of Fine Arts, at the Federal University of Rio de Janeiro. In order to meet this objective, an exploratory qualitative approach was adopted during the empirical study carried out in the construction of the two classes proposed to the accompanied subjects. The result of the project concludes, then, that within the context of the active learning techniques possible during remote teaching, the FC is constituted as a proposal that has mostly positive competence, from the perspective of graphic disciplines. Finally, it is expected that the present work will encourage teachers in the graphic area to adopt methodologies that generate even greater results from the perspective of hybrid learning. |
Palavras-chave: | Sala de aula Metodologia ativa Ensino superior Design Artes gráficas |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS |
Programa: | Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica |
Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | BARBOSA, Maria Cecília da Silva. Um novo horizonte pedagógico: sala de aula invertida aplicada em disciplinas gráficas. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Técnicas de Representação Gráfica) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Técnicas de Representação Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCSBarbosa.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.