Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16945
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Consuma K-Pop, seja feliz: uma análise da felicidade nos produtos midiáticos do grupo BTS
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Teresa Rodrigues da
Orientador: Torquato, Chalini
Resumo: Este trabalho traz a análise dos discursos e símbolos de felicidade presentes no K-pop, tendo como recorte os produtos midiáticos do grupo BTS, considerado o principal representante deste nicho de entretenimento atualmente. O objetivo é entender como a felicidade é utilizada neste meio como ferramenta de incentivo para o consumo, tendo como pano de fundo a impressionante ascensão mundial do K-pop e do próprio BTS. Foi realizada uma análise qualitativa de seis músicas do grupo lançadas em 2020 e 2021, tal como seus respectivos clipes, e três episódios do programa Run BTS, todos veiculados no ano de 2021. O embasamento teórico do trabalho se debruça sobre uma bibliografia que discute a relação entre a felicidade e o consumo, tendo Lipovetsky (2007) como principal autor. Nesta pesquisa, pôde-se observar a grande utilização de discursos e símbolos que ressaltam a felicidade nas músicas em inglês do BTS, que se tornaram alguns dos maiores hits de toda a carreira do grupo. Explicitou-se também tais discursos e símbolos no programa Run BTS, cujo objetivo foi entendido como ser um produto midiático que traz alegria aos fãs e associa o grupo a momentos de humor e felicidade, incentivando o público a consumir demais produtos relacionados ao BTS para se sentir bem.
Palavras-chave: Felicidade
Consumo
Música e juventude
Coréia do Sul
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Teresa Rodrigues da. Consuma K-Pop, seja feliz: uma análise da felicidade nos produtos midiáticos do grupo BTS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSilva.pdf933.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.