Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17077
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O ensino de história e a diferença: XXVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH (2015)
Author(s)/Inventor(s): Menezes, Wanderlaine da Silva
Advisor: Araujo, Cinthia Monteiro de
Abstract: O Ensino de História tornou-se objeto de pesquisa com a intenção de investigar o processo de interpretação e produção de saberes. Verifica-se a predominância de uma influência eurocêntrica no currículo escolar devido à presença de uma herança das relações de colonialidade no saber histórico. Esse fenômeno provocou um conflito direito com as proposições político-pedagógico da disciplina histórica, sobretudo, após a promulgação da Lei nº 10.639 (2003) que estabeleceu o ensino obrigatório, no nível básico de ensino, sobre a cultura afro-brasileira e africana. O objetivo dessa pesquisa é apresentar uma discussão sobre ensino de história e a temática da diferença, destacando a diversidade cultural, a partir da investigação dos simpósios temáticos do XXVIII Simpósio Nacional de História organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH), a fim de identificar os trabalhos científicos que promoveram reflexões sobre esse tema.
Keywords: Ensino de história
Associação Nacional de História (Brasil)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Production unit: Instituto de História
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WSMenezes.pdf494.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.