Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17077
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraujo, Cinthia Monteiro de-
dc.contributor.authorMenezes, Wanderlaine da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-07T21:31:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17077-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectAssociação Nacional de História (Brasil)pt_BR
dc.titleO ensino de história e a diferença: XXVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH (2015)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1905763479089251pt_BR
dc.description.resumoO Ensino de História tornou-se objeto de pesquisa com a intenção de investigar o processo de interpretação e produção de saberes. Verifica-se a predominância de uma influência eurocêntrica no currículo escolar devido à presença de uma herança das relações de colonialidade no saber histórico. Esse fenômeno provocou um conflito direito com as proposições político-pedagógico da disciplina histórica, sobretudo, após a promulgação da Lei nº 10.639 (2003) que estabeleceu o ensino obrigatório, no nível básico de ensino, sobre a cultura afro-brasileira e africana. O objetivo dessa pesquisa é apresentar uma discussão sobre ensino de história e a temática da diferença, destacando a diversidade cultural, a partir da investigação dos simpósios temáticos do XXVIII Simpósio Nacional de História organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH), a fim de identificar os trabalhos científicos que promoveram reflexões sobre esse tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WSMenezes.pdf494.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.