Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17077
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O ensino de história e a diferença: XXVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH (2015) |
Author(s)/Inventor(s): | Menezes, Wanderlaine da Silva |
Advisor: | Araujo, Cinthia Monteiro de |
Abstract: | O Ensino de História tornou-se objeto de pesquisa com a intenção de investigar o processo de interpretação e produção de saberes. Verifica-se a predominância de uma influência eurocêntrica no currículo escolar devido à presença de uma herança das relações de colonialidade no saber histórico. Esse fenômeno provocou um conflito direito com as proposições político-pedagógico da disciplina histórica, sobretudo, após a promulgação da Lei nº 10.639 (2003) que estabeleceu o ensino obrigatório, no nível básico de ensino, sobre a cultura afro-brasileira e africana. O objetivo dessa pesquisa é apresentar uma discussão sobre ensino de história e a temática da diferença, destacando a diversidade cultural, a partir da investigação dos simpósios temáticos do XXVIII Simpósio Nacional de História organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH), a fim de identificar os trabalhos científicos que promoveram reflexões sobre esse tema. |
Keywords: | Ensino de história Associação Nacional de História (Brasil) |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Production unit: | Instituto de História |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WSMenezes.pdf | 494.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.