Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17077
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O ensino de história e a diferença: XXVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH (2015)
Autor(es)/Inventor(es): Menezes, Wanderlaine da Silva
Tutor: Araujo, Cinthia Monteiro de
Resumen: O Ensino de História tornou-se objeto de pesquisa com a intenção de investigar o processo de interpretação e produção de saberes. Verifica-se a predominância de uma influência eurocêntrica no currículo escolar devido à presença de uma herança das relações de colonialidade no saber histórico. Esse fenômeno provocou um conflito direito com as proposições político-pedagógico da disciplina histórica, sobretudo, após a promulgação da Lei nº 10.639 (2003) que estabeleceu o ensino obrigatório, no nível básico de ensino, sobre a cultura afro-brasileira e africana. O objetivo dessa pesquisa é apresentar uma discussão sobre ensino de história e a temática da diferença, destacando a diversidade cultural, a partir da investigação dos simpósios temáticos do XXVIII Simpósio Nacional de História organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH), a fim de identificar os trabalhos científicos que promoveram reflexões sobre esse tema.
Materia: Ensino de história
Associação Nacional de História (Brasil)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Unidade de producción: Instituto de História
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
WSMenezes.pdf494.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.