Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17077
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | O ensino de história e a diferença: XXVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH (2015) |
Autor(es)/Inventor(es): | Menezes, Wanderlaine da Silva |
Tutor: | Araujo, Cinthia Monteiro de |
Resumen: | O Ensino de História tornou-se objeto de pesquisa com a intenção de investigar o processo de interpretação e produção de saberes. Verifica-se a predominância de uma influência eurocêntrica no currículo escolar devido à presença de uma herança das relações de colonialidade no saber histórico. Esse fenômeno provocou um conflito direito com as proposições político-pedagógico da disciplina histórica, sobretudo, após a promulgação da Lei nº 10.639 (2003) que estabeleceu o ensino obrigatório, no nível básico de ensino, sobre a cultura afro-brasileira e africana. O objetivo dessa pesquisa é apresentar uma discussão sobre ensino de história e a temática da diferença, destacando a diversidade cultural, a partir da investigação dos simpósios temáticos do XXVIII Simpósio Nacional de História organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH), a fim de identificar os trabalhos científicos que promoveram reflexões sobre esse tema. |
Materia: | Ensino de história Associação Nacional de História (Brasil) |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Unidade de producción: | Instituto de História |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
WSMenezes.pdf | 494.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.