Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17077
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O ensino de história e a diferença: XXVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH (2015)
Autor(es)/Inventor(es): Menezes, Wanderlaine da Silva
Orientador: Araujo, Cinthia Monteiro de
Resumo: O Ensino de História tornou-se objeto de pesquisa com a intenção de investigar o processo de interpretação e produção de saberes. Verifica-se a predominância de uma influência eurocêntrica no currículo escolar devido à presença de uma herança das relações de colonialidade no saber histórico. Esse fenômeno provocou um conflito direito com as proposições político-pedagógico da disciplina histórica, sobretudo, após a promulgação da Lei nº 10.639 (2003) que estabeleceu o ensino obrigatório, no nível básico de ensino, sobre a cultura afro-brasileira e africana. O objetivo dessa pesquisa é apresentar uma discussão sobre ensino de história e a temática da diferença, destacando a diversidade cultural, a partir da investigação dos simpósios temáticos do XXVIII Simpósio Nacional de História organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH), a fim de identificar os trabalhos científicos que promoveram reflexões sobre esse tema.
Palavras-chave: Ensino de história
Associação Nacional de História (Brasil)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Unidade produtora: Instituto de História
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
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