Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17077
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O ensino de história e a diferença: XXVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH (2015) |
Autor(es)/Inventor(es): | Menezes, Wanderlaine da Silva |
Orientador: | Araujo, Cinthia Monteiro de |
Resumo: | O Ensino de História tornou-se objeto de pesquisa com a intenção de investigar o processo de interpretação e produção de saberes. Verifica-se a predominância de uma influência eurocêntrica no currículo escolar devido à presença de uma herança das relações de colonialidade no saber histórico. Esse fenômeno provocou um conflito direito com as proposições político-pedagógico da disciplina histórica, sobretudo, após a promulgação da Lei nº 10.639 (2003) que estabeleceu o ensino obrigatório, no nível básico de ensino, sobre a cultura afro-brasileira e africana. O objetivo dessa pesquisa é apresentar uma discussão sobre ensino de história e a temática da diferença, destacando a diversidade cultural, a partir da investigação dos simpósios temáticos do XXVIII Simpósio Nacional de História organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH), a fim de identificar os trabalhos científicos que promoveram reflexões sobre esse tema. |
Palavras-chave: | Ensino de história Associação Nacional de História (Brasil) |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Unidade produtora: | Instituto de História |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WSMenezes.pdf | 494.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.