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dc.contributor.advisorAmaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.authorTrindade, Ester de Melo-
dc.date.accessioned2022-06-09T20:22:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:52Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.citationTRINDADE, Ester de Melo. Educação corporativa: perspectivas sobre treinamento, desenvolvimento e Pedagogia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17113-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação e capacitação de recursos humanospt_BR
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.titleEducação corporativa: perspectivas sobre treinamento, desenvolvimento e pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Valentim, Igor Vinicius Lima-
dc.contributor.referee2Souza, Marta Lima de-
dc.description.resumoA Pedagogia em Espaços Não Escolares é um ramo profissional em ascensão, no qual pedagogos atuam diariamente com a Educação Não-Formal em diferentes espaços onde há atividade educativa. A Pedagogia Empresarial ou Educação Corporativa tem aberto oportunidades de desenvolvimento profissional aos pedagogos a partir do investimento em ambientes de aprendizagem, chamados de Universidades Corporativas. O presente trabalho, com abordagem qualitativa desenvolvida a partir de análise documental e bibliográfica, buscou compreender a formação curricular e identitária histórica do/a profissional da pedagogia com foco em sua atuação em espaços corporativos. Buscamos refletir sobre o modelo do Treinamento e Desenvolvimento nas empresas; a ascensão da Educação Corporativa e a criação de espaços educacionais nas corporações com foco na Universidade Corporativa a partir de autores como CHIAVENATO (2010), OTRANTO (2007) e EBOLI (2005). Concluímos que o curso de pedagogia, desde sua criação, tem atravessado disputas em torno da sua identidade profissional o que acaba por dificultar a compreensão do perfil identitário destes profissionais bem como sua inserção no mundo do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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