Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17113
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação corporativa: perspectivas sobre treinamento, desenvolvimento e pedagogia
Author(s)/Inventor(s): Trindade, Ester de Melo
Advisor: Amaral, Daniela Patti do
Abstract: A Pedagogia em Espaços Não Escolares é um ramo profissional em ascensão, no qual pedagogos atuam diariamente com a Educação Não-Formal em diferentes espaços onde há atividade educativa. A Pedagogia Empresarial ou Educação Corporativa tem aberto oportunidades de desenvolvimento profissional aos pedagogos a partir do investimento em ambientes de aprendizagem, chamados de Universidades Corporativas. O presente trabalho, com abordagem qualitativa desenvolvida a partir de análise documental e bibliográfica, buscou compreender a formação curricular e identitária histórica do/a profissional da pedagogia com foco em sua atuação em espaços corporativos. Buscamos refletir sobre o modelo do Treinamento e Desenvolvimento nas empresas; a ascensão da Educação Corporativa e a criação de espaços educacionais nas corporações com foco na Universidade Corporativa a partir de autores como CHIAVENATO (2010), OTRANTO (2007) e EBOLI (2005). Concluímos que o curso de pedagogia, desde sua criação, tem atravessado disputas em torno da sua identidade profissional o que acaba por dificultar a compreensão do perfil identitário destes profissionais bem como sua inserção no mundo do trabalho.
Keywords: Formação e capacitação de recursos humanos
Educação corporativa
Educação não formal
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Feb-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TRINDADE, Ester de Melo. Educação corporativa: perspectivas sobre treinamento, desenvolvimento e Pedagogia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ETrindade.pdf176.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.