Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17113
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Educação corporativa: perspectivas sobre treinamento, desenvolvimento e pedagogia |
Autor(es)/Inventor(es): | Trindade, Ester de Melo |
Orientador: | Amaral, Daniela Patti do |
Resumo: | A Pedagogia em Espaços Não Escolares é um ramo profissional em ascensão, no qual pedagogos atuam diariamente com a Educação Não-Formal em diferentes espaços onde há atividade educativa. A Pedagogia Empresarial ou Educação Corporativa tem aberto oportunidades de desenvolvimento profissional aos pedagogos a partir do investimento em ambientes de aprendizagem, chamados de Universidades Corporativas. O presente trabalho, com abordagem qualitativa desenvolvida a partir de análise documental e bibliográfica, buscou compreender a formação curricular e identitária histórica do/a profissional da pedagogia com foco em sua atuação em espaços corporativos. Buscamos refletir sobre o modelo do Treinamento e Desenvolvimento nas empresas; a ascensão da Educação Corporativa e a criação de espaços educacionais nas corporações com foco na Universidade Corporativa a partir de autores como CHIAVENATO (2010), OTRANTO (2007) e EBOLI (2005). Concluímos que o curso de pedagogia, desde sua criação, tem atravessado disputas em torno da sua identidade profissional o que acaba por dificultar a compreensão do perfil identitário destes profissionais bem como sua inserção no mundo do trabalho. |
Palavras-chave: | Formação e capacitação de recursos humanos Educação corporativa Educação não formal |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 21-Fev-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | TRINDADE, Ester de Melo. Educação corporativa: perspectivas sobre treinamento, desenvolvimento e Pedagogia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ETrindade.pdf | 176.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.